
Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhador programada série de seminários.
Coloque na agenda. Divulgue
O primeiro é
Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora
O primeiro dos dez Seminários Interdisciplinares mensais a serem promovidos, em 2024, pelo recém-criado Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhador, terá como tema uma das funções mais importantes deste novo “Observatório” no IEA: a identificação precoce de “fatos portadores de futuro”, isto é: “fatos que constituem sinais ínfimos por sua dimensão presente, mas imensos por suas consequências e potencialidades” (Michel Godet).
Com tal vocação, o “Observatório” começa o ano por uma análise de conjuntura e pelo mapeamento dos projetos de lei no Congresso Nacional, que têm potencial de impactar a vida e saúde da classe trabalhadora no Brasil.
Seriam ameaças ou são oportunidades?
Sua análise crítica, em ambiente acadêmico e ao mesmo tempo aberto, plural, participativo e dialógico, com a participação e voz da classe trabalhadora – como é a proposta movente deste “Observatório"-, permitirá a busca de estratégias para contribuir com o processo legislativo no Congresso Nacional, seja para enfrentamento; seja para o aperfeiçoamento e melhoria dos projetos; ou então, pela formulação de contrapropostas mais avançadas, visando a construção de novos ‘mundos de trabalho, comprometidos com a vida e a saúde da classe das pessoas que vivem do trabalho.
Abertura:
René Mendes (Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora) e Guilherme Ary Plonski (diretor do IEA)
Exposição:
André Luís dos Santos (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP/DF)
Debates:
Cleonice Caetano Souza (Sindicato dos Comerciários de São Paulo/União Geral dos Trabalhadores/Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora das Centrais Sindicais)
Luciana Barretto (LBS Advogados/Instituto Lavoro)
Magda Barros Biavaschi (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho/Instituto de Economia da Unicamp)
Patrick Maia Merisio (Ministério Público do Trabalho/GT Nanotecnologia da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho da PGT)
Mediação:
René Mendes e Silvana Liberto Alves Maia (Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora)
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Evento público e gratuito | Sem inscrição
Não haverá certificação
Organização
Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora do IEA
Conteúdo relacionado
Inovações Tecnológicas e Gerenciais no Mundo do Trabalho: Impactos Sobre a Vida e a Saúde
- Efetue login ou registre-se para postar comentários