NOTA PÚBLICA: PELA DECLARAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA PARA CONTROLE DOS RISCOS DECORRENTES DA MAIOR TRAGÉDIA DE CONTAMINAÇÃO PELO PETRÓLEO NA COSTA DO BRASIL
Segue nota lançada hoje pelo PPGSAT/UFBA apontando a pertinência da declaração de ESTADO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA na costa do Nordeste brasileiro, em decorrência desse desastre ambiental sem precedentes . A elaboração dessa nota envolveu pesquisadores da área ambiental e do projeto marisqueiras/pescadoras conduzido pelos Professores Paulo Pena, PPGSAT/UFBA e Carlos Minayo, ENSP/FIOCRUZ.
Estamos recolhendo assinaturas do movimento social e diversos órgão da Vigilância em Saúde para levar adiante esta ação.
Solicitamos ampla divulgação.
Mônica Angelim Gomes de Lima Professora Associado III Departamento de Medicina Preventiva e Social Faculdade de Medicina da Bahia Universidade Federal da Bahia