Pular para o conteúdo principal
Início

Análise, prevenção e aspectos associados.

Menu de conta de usuário

  • Entrar
Saiba mais
Cadastre-se
Fale conosco

Main menu

  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • ENCONTROS
  • FÓRUNS
  • BIBLIOTECA

Trilha de navegação

  • Início
  • MARIANA: TRÊS ANOS DEPOIS

MARIANA: TRÊS ANOS DEPOIS

Enviado por: ialmeida
em Seg, 05/11/2018 - 17:16

 

MARIANA: TRÊS ANOS DEPOIS

Hoje, o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), completou três anos. O Tempo mostra que a Justiça brasileira deixou tanto a desejar na reparação dos danos que nada menos do que 200 mil pessoas resolveram processar uma das controladoras da Samarco, a BHP Billiton, nas cortes da Inglaterra e do País de Gales numa ação de 5 bilhões de libras (R$ 24 bi).

O mar de lama, que chegou até Regência, no litoral Espírito Santo, deixou 19 mortos, muitos feridos e centenas de milhares de atingidos no caminho, cortando o abastecimento de água de cidades como Governador Valadares (MG) e Colatina (ES) e tirando o sustento de muita gente que vivia da pesca e do turismo na extensa região. Mas nem em relação às mortes houve consequências.

Estudo contratado pelas próprias empresas Samarco/Vale/BHP mostra que havia defeitos na construção na barragem – e mesmo assim, os executivos da mineradora resolveram seguir adiante e ampliar o reservatório de quase 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério. Em 9 de outubro, o executivo André Cardoso teve a denúncia revertida pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A acusação do Ministério Público era a de inundação seguida de morte, que poderia chegar a 30 anos de reclusão. Os desembargadores só aceitaram o crime de inundação, que não passa de oito anos de cadeia. O MPF recorre da decisão, que pode valer para os demais 21 acusados de homicídio.

Nenhuma das casas das comunidades mais afetadas – Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira – sequer foram construídas até hoje. As obras acontecem em locais próximos ao original. Os atingidos ainda moram de aluguel pago pela empresa no centro da cidade. E vão ficar nessa situação bastante tempo: no caso de Bento, a previsão é que a obra seja entregue só no fim de 2020.

  • Efetue login ou registre-se para postar comentários

Visite nosso canal no Youtube
Fóruns

COVID-19

WebEncontros

Encontros
2025
Todos

 

Encontros
BIBLIOTECA
Destaques
Referências
PESQUISAS DO GRUPO
Pesquisas
Publicações
Em andamento
DECISÕES JUDICIAIS, PARECERES DE MINISTÉRIO PÚBLICO E TEMAS RELACIONADOS

Rodapé

  • Fale conosco
Licença Creative Commons      Projeto TCI Art      Sobre tema W3CSS
Desenvolvido com Drupal